Estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, foi divulgado por um renomado jornal de investigação clínica e mostra que o RNA do vírus que causa a Covid-19 pode criar o desenvolvimento de uma célula imune e com propriedades anticâncer.
Conforme os estudos, durante o processo da Covid-19 são ativados sinais no sistema imunológico do paciente, que transformam um tipo de glóbulo branco em I-NCMs. São essas células que se movem para os vasos sanguíneos e para o tecido onde os tumores crescem, o que não consegue fazer outras células imunes.
Segundo os pesquisadores norte-americanos, a regressão do câncer acontece, pois existe a liberação de certos produtos químicos dentro do tecido tumoral, que atacam as células cancerígenas.
Outro dado dessa pesquisa realizada com tecidos humanos e com camundongos, é a descoberta de que essas células imunes, poderiam ser tratadas farmacologicamente, abrindo assim, uma nova oportunidade para o tratamento terapêutico em pacientes com câncer agressivo ou que já tenham metástase, ou seja, quando a doença já se espalhou por outras regiões do corpo.
Estudos complementares continuam sendo realizados, até que o tratamento possa ser realizado clinicamente.