Foto: Reprodução/Internet
O WhatsApp lançou oficialmente, nesta quinta-feira (21), a transcrição de áudios no aplicativo. O recurso permite transformar mensagens de voz em texto de forma nativa, atendendo pedidos de usuários da plataforma. A função vinha sendo testada desde julho na versão beta da rede social, e promete ajudar quem recebe arquivos muito extensos, além de quem usa o aplicativo para trabalho e PCDs com baixa ou nenhuma audição. Vale destacar que, devido à criptografia de ponta-a-ponta, a empresa garante que “as transcrições são geradas no seu dispositivo para que mais ninguém, nem mesmo o WhatsApp, possa ouvir ou ler suas mensagens pessoais”.
Uma das funções mais aguardadas por muitos usuários do mensageiro, a transcrição de áudios já havia sido implementada anteriormente. Em maio de 2023, usuários de iPhone também tiveram acesso à funcionalidade por um curto período, até a descontinuação do recurso em pouco tempo. Agora, usuários de celulares Android e iOS devem poder usar o recurso normalmente.
Como funciona a transcrição de áudio do WhatsApp?
O WhatsApp pode transcrever áudio em texto de maneira nativa, o que significa que não é mais necessário escutar uma mensagem de voz para saber o que foi dito por quem enviou o arquivo. Além do português, o usuário ainda pode gerar transcrições em 40 idiomas, o que deve facilitar conversas entre pessoas de diferentes nacionalidades. Para ativar o recurso, basta ir até as “Configurações” do aplicativo, entrar em “Conversas” e tocar em “Transcrição de mensagens de voz”.