Policiais militares são treinados para operações em áreas rurais
Policiais Militares estão sendo capacitados para operações e sobrevivência em áreas rurais. A conclusão da primeira turma do treinamento executado pelo Polícia Militar na Região de Bacabal, aconteceu durante solenidade de formatura realizada na quinta-feira (16).
O secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, esteve presente no evento, que aconteceu na Assembleia de Deus de Bacabal, município localizado na região do Médio Mearim, e parabenizou os agentes que participaram desta primeira edição do curso. Além disso, aproveitou a ocasião para entregar um “caveirão” para a região, um veículo blindado, geralmente utilizado em operações consideradas de alto risco, uma viatura para o fortalecimento da Patrulha Maria da Penha, uma embarcação para auxílio em caso de enchentes e um drone.
Ao lado do secretário na solenidade, estiveram o prefeito de Bacabal, Edvan Brandão, cuja parceria tem sido de extrema importância para a execução de políticas de segurança na cidade, e o deputado estadual Roberto Costa. O presidente da Câmara de Bacabal, o vereador Melquíades Reis, e o presidente da Assembleia de Deus no Maranhão, o pastor Francisco Raposo também estiveram presentes.
O Treinamento de Operações e Sobrevivência em Área Rural foi coordenado pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e teve 21 participantes, que passaram por 15 dias de atividades intensas, com etapas de preparo técnico e psicológico. Com a formação, todos eles passarão a compor o Comando de Operações e Sobrevivência em Área Rural (COSAR) da Polícia Militar do Maranhão pelo período de dois anos.
Dentre as disciplinas ministradas, os concludentes obtiveram conhecimento nas seguintes áreas: operações fluviais, patrulha urbana e rural, orientação e rastreamento, vida na selva, tiro tático e instrumento de menor potencial ofensivo – tendo sido esta última ministrada por agentes da Força Nacional, em uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar, com o Ministério da Justiça.