Você ainda tem telefone fixo? Saiba que o número de linhas deste serviço no Brasil está cada vez menor. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mais de 540 mil linhas de telefonia fixa foram descontinuadas apenas em janeiro deste ano.
Quase 9% das linhas de telefonia fixas foram canceladas no período de um ano
Ao final do primeiro mês de 2024 o país contava com 24,9 milhões de acessos, número 2,1% menor em relação ao total de dezembro de 2023, quando haviam 25,4 milhões de linhas de telefonia fixa.
No intervalo de 12 meses, o total de desligamentos é considerável. Em janeiro do ano passado, eram 27,3 milhões de linhas fixas ativas no país. Isso significa que o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) perdeu 2,4 milhões de acessos durante o período, uma baixa de 8,9%.
Líder no segmento com 7,34 milhões de linhas, a Claro perdeu 52 mil clientes em janeiro. A base teve queda mensal de 0,7%.
Em segundo lugar, com 6,6 milhões de linhas fixas, aparece a Oi. O saldo de cancelamentos da empresa foi de 75 mil no primeiro mês do ano (-1,1%, ante dezembro). Já os contabilizados pela Vivo somaram 54 mil, com o total de linhas ativas ficando em 6,3 milhões.